ÁFRICA

Em Africa, a Fundação Dom Manuel II colabora com as Dioceses de Angola, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe e com algumas Associações locais, no apoio aos mais carenciados, e na ajuda à formação de crianças e jovens.

ANGOLA

Com os Missionários Passionistas trabalhamos na formação de jovens e na promoção da Mulher em risco. No Centro Cultural de Santa Cruz (Uíje), patrocinámos a compra de material informático, dando resposta aos jovens para a realização dos cursos certificados, preparando-os para o mundo do trabalho. Na formação feminina apoia-se a formação sanitária, economia doméstica com apoio de agentes formados na área da saúde,  culinária, e informática  proporcionando também o equipamento necessário para estas formações.

No Imbondeiro do Saber apoiou a criação de uma biblioteca (única na província) e de uma infoteca, abertas ao público e para crianças e jovens do Calumbo  afastando-as da rua.

Neste centro encontram livros técnicos de várias areas lecionadas nas escolas, e podem igualmente ter uma refeição. 

Chegada de 65 caixas de livros em Língua Portuguesa para Biblioteca do Santuário de São José, no Centro dos Missionários Passionistas no Calumbo, destinados às escolas, aos jovens e aos prisioneiros que frequentam a biblioteca. Os livros foram enviados em parceria com a Embaixada da Ordem de Malta em Angola.

GUINÉ BISSAU

Projecto de formação em agricultura na Escola Dom José Totokan (Escola Agrícola), em Bubaque – Bijagós, em parceria com o Pontifício Instituto Missionário; 

A Rádio Bijagós (105 FM Bubaque) é uma rádio comunitária ao serviço das populações do Arquipélago de Bijagós, que promove e difunde a Língua Portuguesa. 

 

Escola de Caio Calequisse e Bajob

Construção de um pavilhão para  4 salas de aulas no Liceu que recebe cerca de 326 alunos proveniente das diversas aldeias de Calequisse.

MOÇAMBIQUE

Apoio ao ensino e formação profissional, cursos médios e superiores (bolsas de estudos), em Téte, Maputo, Inharrime, de alunos das Escolas das Filhas de Maria Auxiliadora.

Vestidos e bibes, entregues em Pemba e nas escolas da ONGD SIM (Bazaruto), feitos por um grupo de pessoas de idade, ex-alunas Filhas de Maria Auxiliadora, que se associou à Fundação.

Envio de ajuda humanitária para a Diocese de Pemba, que trabalha com vítimas de terrorismo, e para Nacala em parceria com a ONGD SIM.

Projeto em Sitone, na Ilha do Bazaruto, a Escolinha Comunitária Tartaruga em parceria com a ONGD SIM.

A escola assegura às crianças em idade pré-escolar melhores condições de aprendizagem do Português dos diversos níveis do seu sistema de ensino, abrange 65 crianças dos 2 aos 5 anos, e inclui uma refeição quente diária, para muitas, a única a que têm acesso em certos períodos do ano.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

SAR com crianças

Apoio às obras da Diocese.

Carrinha doada à Diocese de São Tomé para transporte de crianças e centro juvenil “Faz o Bem”.

Construção e remodelação da Casa de São Nuno para acolhimento de jovens estudantes e manutenção do Centro Juvenil “Faz o Bem”.

Centro Juvenil “Faz o Bem” em Angolares